10.15.2009

Estrangeiros em nossa terra



O Rafael Petry, do Máquina Alvinegra, fez um post muito bom anteontem, tratando dos estrangeiros que pululam na nossa terra. Agora quero escrever sobre isso também.

Eu sei que a Grande Florianópolis, por exemplo, dobrou a sua população nos últimos 20 anos. Esse acréscimo todo se deve, creio que principalmente, à vinda de migrantes de outras cidades. Muitos desses migrantes, ao chegarem na Ilha, escolhem um time local pra torcer. O Avaí, por exemplo, ganhou muitos simpatizantes dessa forma. O mineiro/paulista/carioca/gaúcho vem pra cá, já com todo um conceito a respeito do Figueirense, que tanto lhe deu tristezas. Saindo do aeroporto ele vê uma bandeirona azuleija tremulando e é lembrado, pelo taxista, que aquele ali é o time do Guga. Ora, o clube azulejo ganha a simpatia desses estrangeiros na hora, da mesma forma que simpatizamos por aquela ginasta de Guiné-Bissau nas olimpíadas, ou pelo Herbie, um fusquinha em meio àqueles carrões poderosos.

Até aqui não escrevi nada de condenável. O que é condenável é ver um manezinho, nascido na Carmela Dutra, torcendo pro Palmeiras, sendo que nunca pôs os pés no Parque Antártica.

Mas atenção! Condenável não é a paixão dele, quem sou eu pra falar uma coisa dessas! Condenável é a situação que o levou a adotar esse clube como seu time do coração. Fiz esse comentário no Máquina Alvinegra e gostaria de reproduzi-lo:

Há poucos xintoístas aqui em SC. Isso porque no meio em que vivemos não há xintoístas, e sim cristãos. Assim, a pessoa vira cristã não por vontade própria, mas por influência do meio. O mesmo acontece com os times de futebol. A pessoa cresceu a vida inteira assistindo Flamengo x Vasco no domingo, na quarta, nas reportagens sensacionalistas todos os dias depois do almoço, nos programas esportivos, etc. Como é que ela vai torcer pra um time que ela mal ouve falar (vide Figueirense, Avaí, Criciúma, etc). E olha que hoje a situação já é bem melhor nesse sentido.

Por isso, creio que a principal culpada é a mídia, não o torcedor. Depois de virar flamenguista, não se pode mais exigir que alguém vire a casaca. Paixão não se muda. Mesmo que ele passe a achar errado torcer pra time de fora, não dá mais pra voltar atrás.

Pô, o Figueirense ficou 7 anos na série A e dá pra contar nos dedos os jogos que passaram em TV aberta. A Avaí já está aí quase 1 ano e acho que passou um jogo só. Palhaçada né? Estão passando bastante os jogos do Figueira porque se enquadra melhor na grade de horário deles. Olha, não sei se estou sendo crítico demais, mas tem muita coisa errada aí. A história dos direitos de transmissão também são outra palhaçada.

Duvido que em dia de São Paulo x Internacional passe Cruzeiro x Botafogo lá em Porto Alegre! Essa é uma situação inadmissível no Rio Grande! Isso porque eles, ao contrário de nós, valorizam o que é deles. Ponto pros gaúchos!

Já escrevi demais e queria continuar escrevendo, mas volto a este assunto depois. pra segurar audiência. Aprendi isso com o Faustão (usando o Faustão como referência, este blog tem futuro...)

3 comentários:

Rafael Petry disse...

Legal Lucas. Continue com esse assunto que é um dos meus favoritos pois moro no sul do estado e aqui só tem vascaino, palmeirense, corinthiano etc. Conheço um cara que torce pro avai, ele é daqui, foi pra floripa e se apaixonou pela cidade, adotou o time. A galera aqui vai até Floripa para torcer para o Vasco e Flamengo, isso me deixa puto. Não ouço nada do Criciúma, porém mesmo assim torço pra eles quando enfrentam clubes de outros estados em competições nacionais. A galera aqui não se interessa nem um poucquinho com os clubes deles.

Abração, estamos fazendo um intercambio de idéias!

Rafael Petry

Rafael Petry disse...

A postagem tá sem título.

Lucas Eleutério da Silveira disse...

Ops, só agora é que eu ví.

Pois é! Intercambiamos.

Hahahaha, fuuuuuusão!

Hahahaha!