9.17.2009

Utilidade Pública




Avaiano que é avaiano reclama do Trevo da Seta. É fato. Morador do Sul da Ilha, seja ele de veraneio ou não, reclama do trânsito da região. É fato também. O florianopolitano, em geral, reclama do caos de carros em que vivemos - e isso já de décadas, como bem podemos constatar nos livros de crônicas manezinhas do fim dos anos 70, por exemplo, quando essa cidade não era nem metade do que é hoje.

Você, leitor residente em Florianópolis, independente do time para que torce, também deve estar mais do que enfesado com a mobilidade nessa cidade.

Cuidado: querem te enganar.


Veja como:
  • Obras na Beiramar Norte;
  • Ordem de construção do Elevado da Seta;
  • O sonho do prefeito em construir um túnel entre continente-ilha.
São três pontos. Três míseros pontos. E veja a sacanagem, quem olhar desinformado jura que estão ligando para você. Reflita comigo:
  1. Numa cidade que tem continente e ilha, está impossível passar com segurança de um lado para o outro se estivermos de bicicleta;
  2. A única ligação continente-ilha, aliás, já não suporta mais a demanda - mas será que um túnel é eficiente quando a Via-Expressa não depende da prefeitura, mas do Governo Federal, para ser ampliada?
  3. O transporte marítimo é impossível? Por quê, se tantos projetos dizem o contrário?
  4. O Trevo da Seta vai continuar igual, aliás, era preciso ser engenheiro pra saber desenhar aquilo ali
  5. O túnel que o prefeito quer não é um simples túnel, é algo colossal. Daqueles que quando fica pronto já vai ser necessário outro, não tem? Isso quase não acontece no Brasil...
  6. Meu Deus, alguém me diga: pra quê fazer obra de recapeamento em horário de pico?
  7. As pontes não suportam o trânsito, os ônibus usam linha especial nelas... Mas quem disse que haverá ônibus suficientes se o pessoal do carro abandonar o conforto? Ponho a mão no fogo: ninguém abre mão do conforto do carro pra pegar busão lotado, é preferível fila mesmo.
  8. Sabe os ônibus, aqueles que deveriam desafogar o trânsito? Pois é, na UFSC, por exemplo, a região mais caótica que conheço a partir das 18 horas, só passa um Semidireto a cada 20 minutos antes do horário de pico. Ou seja, mesmo que a aula acabe antes do horário de fila, nós a enfrentaremos. A TRANSOL quer assim, oras!
Depois dessa sequência de palhaçadas, não tem avaiano contente, nem alvinegro. Não tem ninguém contente aqui: só o palhaço que tá lá enganando muita gente.

"Ai, como trabalha esse governo..."

Um comentário:

Lucas Eleutério da Silveira disse...

Pois é, Rafael, lê o post que o Tainha fez sobre a ponte:

http://colunas.globoesporte.com/diegosimao/2009/09/09/falta-seguranca-para-passar-na-pedro-ivo-campos/