1.10.2010

A nossa Ressacada.





No blog VidAvaí nutrimos um verdadeiro orgulho pelas águas que não atolam mais carros na Ressacada. Aquelas águas passadas que ficaram para sempre na memória do avaiano, como os inesquecíveis momentos daquele Avaí x Ituano em 2007, ou daquele Avaí x Fortaleza em 2008, sem dúvidas aquele Avaí x Botafogo em 2009 - só pra citar jogos recentes e sofridos.

Exaltamos um estado de espírito que extrapolo aqui para meu novo lar, o blog Futebol Mané, a Avaianidade.

Nestes dois jogos, as condições do time não eram boas. Em 2007, ou ganhava e ficava na série B ou perdia e ia pra C. Em 2008, chuva e frio não evitaram que o Avaí virasse a partida de maneira espetacular, no apagar das luzes. Em 2009, até o vento sul ajudou o adversário.

De semelhança entre eles, o fato de que havia uma legião de 6 mil seguidores que em 2010 pode não estar presente novamente na Ressacada.

Que o Avaí tenha sua história atrelada às elites do Estado, tudo bem, podemos aceitar. Quem pode negar a influência de grandes figuras no clube ao longo de sua história? Que, historicamente, o Avaí é mais elitista do que o time do lado de lá, também pode-se aceitar. Mas confundir Clube DE Elite com clube DA Elite é ir longe demais.

Tullo Cavallazzi, o saudoso Mestre, que sabia o verdadeiro sentido da palavra Elite no Avaí.

Com preços que se adequam a uma parcela significativa da torcida avaiana, os valores de mensalidade praticados em 2009 permitiam encontrar quase todas as classes sociais em nosso Templo do futebol. Já os preços dos ingressos excluíram aqueles que não têm renda fixa, como o singelo catador de papel que encontrei no Jogo do Acesso, que fez as economias de meses para poder pagar os 30 reais e presenciar o mais importante jogo de nossa história recente.

Permita-se a pergunta: aqueles 6 mil loucos que estão na Ressacada faça chuva ou faça sol, dê vento sul ou dê "brisas pra ti, ô", continuarão a ir para Ressacada? E aqueles que já não vão desde que os ingressos são vendidos a R$50, qual será o estímulo para que continuem sendo avaianos?

Não proponho soluções. Na reunião entre diretoria e blogueiros, nem mesmo os diretores do clube conseguiram concordar em relação aos números apresentados. Quem somos nós para opinar, então?

Esperaremos pela resolução do Conselho Deliberativo do clube para que não aprove os aumentos propostos em circunstância alguma. Aliás, interessante o fato do custo da associação de Conselheiro tenha aumentado tão pouco...

Nenhum comentário: