11.07.2009

A Série B mais fraca dos últimos tempos.





Desculpem-me os alviverderubrouronegro ao pensarem que estou desmerecendo o time, que vai dormir hoje no G4, ao colocar esse título de postagem. Mas é só uma constatação que não implica que seja a Série B 2009 mais fácil para quem quer subir.

É um reflexão rápida, sem muito raciocínio mesmo, mas parece ter lógica neste momento. Os times de ponta deste ano estão pontuando mais do que aqueles dos outros anos - se antes 60 pontos era garantia de acesso, esse ano não é nem de perto.

Esse maior somatório dos times que concorrem ao G4 só demonstra um disparate de qualidade entre os times de baixo com os de cima que não havia nos outros anos. Ou seja: quem é bom está vencendo mais fácil, pois quem é ruim é realmente ruim.

Também é interessante que com essa diferença de qualidade gritante que fica difícil dizer quais dos times dos que lutam para subir em 4º vai tropeçar. É difícil até de acreditar que algum vá tropeçar. Parece que os fracos estão ficando cada vez mais fracos, e aí a coisa fica animadora para o Figueirense - ou desanimadora, depende do otimismo de quem analisa.

O time do vestidinho rosa teve como grande sina vencer dos fortes e perder dos fracos. Quase uma aberração, um atentado à lógica do que foi exposto até aqui. Nessa reta final, no entanto, venceu o algoz Campinense e não tem mais confrontos diretos. Se fazer valer a lógica, o Figueirense sobe para a Série A em 2010 mesmo tendo começado muito mal, mesmo só conseguindo um padrão de jogo depois de metade do campeonato. Difícil explicar se não for simplesmente o fato de que a Série B deste ano está muito fraca.

Outra constatação que faço da Série B deste ano é que quase nenhum dos clubes começou o campeonato com um padrão de jogo, esquema tático ou qualquer característica animadora. Os casos de Figueirense e Vasco são os exemplo de que me lembro melhor (óbvio), com um amontoado de jogadores em campo que de alguma forma conseguiam algumas vitórias - mas o desequilíbrio do time era evidente: ou perdia ou ganhava, não existia empate.

Como diferencial do Vasco, a estrutura e o fato de ser o Vasco oras. O diferencial do Figueirense é Fernandes. O cara do time do Estreito, simplesmente. O camisa 10. O cara que se pode chamar de craque neste elenco do Figueirense. Mesmo em jogos medonhos, que lembram de longe futebol, ele consegue se destacar e fazer a sua parte: dar as vitórias ao time.

O outro diferencial do jogo de hoje foi o juíz, expulsando jogador adversário por causa de reclamação sem nem dar o primeiro amarelo... Mas isso é papo que prefiro nem comentar!




Ps.: Mais uma vez, é preciso ressaltar que essa é a opinião de um avaiano analisando a campanha do Figueirense tentando ser um pouco racional e menos emocional, mas isso é praticamente impossível. É mais um exercício para testar a nossa capacidade de exercer uma rivalidade sadia. Aliás, lanço um desafio ao Lucas: analisar um jogo do Avaí ou a Série A em geral. De preferência, se for um jogo, Avaí x Corinthians!

Um comentário:

Thiago L. Bilck disse...

Sendo alvinegro, concordo plenamente.