11.22.2009

Que imprensa exemplar...




Hoje, após tanta alegria no dia de ontem, não consigo pensar em outra coisa se não no apoio cerrado da imprensa gaúcha ao Figueirense, da qual os bebês chorões têm coragem de reclamar.

Sim, bebês chorões. É assim que os taxarei na maior parte das vezes em que reclamarem da imprensa, mesmo quando tiverem razão. Estava receoso no uso do termo desde que notei uma certa manha, como alguém que reclama assim: "pô, eu te dou tanta coisa e tu vem e me dá um tapinha assim? Calma aí, quero talquinho e hipogloss agora". Aliás, um texto do Tainha me fez refletir ainda mais, além de uma conversa que tive com ele uma vez. Mas é impossível continuar receoso em chamá-los de bebês chorões, senhores Série B.

Deixe-me explicar. Ontem, o Figueirense garantiu mais um ano na Série B. Eu e minha namorada procurávamos desesperadamente um cinema que não estivesse lotado para ver 2012. O Shopping Iguatemi, com um olhar ganancioso, não fechou o estacionamento e me fez acreditar que havia vagas lá dentro. Foram 35 minutos ouvindo a choradeira procurando por um mísero lugar à chuva para estacionar.

Até que, à certa altura, Roberto Alves admite que conhecia todos os problemas de brigas e desentendimentos no Figueirense, discurso seguido por todos os outros comentaristas. O argumento é de que estes fatos não vieram à público para não prejudicar o Figueirense.

A partir deste momento, exponho como a imprensa gaúcha tratou os problemas internos do Avaí somente em 2008 e 2009. Utilizarei somente os casos que o Google retornou primeiro...

-x-

2008

-x-

14 de maio de 2008 -
Cocito e Wendell se desentendem no coletivo do Avaí
Jogadores trocaram empurrões e saíram do gramado a pedido de Silas

Manchete, com vídeo e tudo - hoje já retirado do ar, mas o link prova que existiu o vídeo. Clique aqui para comprovar.

-x-

Em um certo ponto, a repercussão de notícias baseadas em boatos atrapalhou tanto o Avaí que o técnico Silas teve que vir à público reclamar do negativismo. Era o efeito das tais notinhas...

9 de outubro de 2008 -
Silas diz que negativismo pode atrapalhar Avaí
Treinador reclamou dos boatos de um racha entre os jogadores

-x-

2009

-x-

Marquinhos nega briga com Odair no vestiário do Avaí
Suposto desentendimento teria ocorrido após a derrota para o Coritiba

-x-

Veja, em todas as matérias, se há algum receio em prejudicar a campanha do Avaí. REPARE BEM: HÁ?

Essas 3 notícias não se igualam à capacidade do negativismo passado ao Avaí, fato da qual Silas já reclamou mais de uma vez, inclusive esse ano:
(...) tem muita gente lá em Florianópolis que não tem nada mais para falar e vai falar o quê do Avaí, se são dois anos de triunfo atrás de triunfo? Então, tem que arrumar alguma coisa para tentar conturbar o ambiente, mas a gente aqui dentro não pode deixar isso acontecer. Então, infelizmente, algumas pessoas do meio lá de Florianópolis, não todas, logicamente, estão tentando atrapalhar o nosso trabalho. Mas, se depender de mim vão passar fome, porque não acontece nada, o meu negócio é dentro do campo. (...)

(...)Acho que é um ano para a gente estar se abraçando. É aquilo que eu falei anteriormente: aquilo ali (o gesto na saída do campo) é para responder para algumas pessoas. Infelizmente, alguns membros da imprensa local eram para estar se abraçando com a gente. Mas, por torcerem para o Figueirense ou sei lá por que, não ajudam. Mas a gente não pode deixar se abalar, porque tem esse pessoal aí que está torcendo contra a gente.
Silas

Preciso dizer alguma coisa a mais?

Ps.: Sabe o público do Figueirense no clássico de hoje, na Ressacada, valendo como jogo oficial? Zero. Zero. ZEROOOOOOOOOOOOOO. E nota uma coisa: a RBS não noticiou a goleada...

9 comentários:

Fábio Floripa disse...

sem falar que já são 15:00hs e ainda não liberaram os comentarios no clicrbs na materia do rebaixamento... e o que dizer de que não apareceu nem uma notinha na capa do referido site?? sendo que outro dia vi bem grande "avai toma chocolate na copa sc"?? quer mais parcialidade ou amadorismo que isso???
abraço

Hugo Castro disse...

eu quero é novidade.

Bom texto Rafael, a torcida do Avaí tinha que preparar um bom protesto contra esses tolos da nossa imprensa.

Rafael VE disse...

Fábio e Hugo, amanhã teremos mais um inocente post sobre as coincidências dentro da RBS... Esperar pra ver.

Kk De Paula disse...

EXCELENTE TEXTO, PERFEITO, DIZ TUDO. JÁ POSTEI NO MEU BLOG UM VIDEO QUE FIZ PARA ESSES CHATOS.

Rafael F. Botelho disse...

Parabéns Rafael...expressou toda parcialidade da imprensa gaucha.

Aproveito pra lembrar do meu esquecimento de colocar seu blog na minha listagem....ESQUECIMENTO DE VERDADE!!

Abraço

Botelho

Rafael VE disse...

Kátia, eu pq não acompanho de perto o Avaí há muito tempo... no máximo 3 anos. Mas nos últimos 2 anos, principalmente, a coisa tem sido tão nojenta e difícil de aguentar que é impossível não falar deles de vez em quando - considero errado ter que falar de alguém que não escuto, mas como houve uma exceção...


Botelho, também estou adicionando teu blog. No teu caso não sei porque não está ali, afinal adicionei todos que sigo. Mas estará assim que eu apertar o botão "publicar comentário".

Abraços!

Lucas Eleutério da Silveira disse...

Meu Deus, rídiculo esse teu post ô.

Eu estava aqui pensando em como comentar ele, e acho que tem uma coisa só, que é a principal: porque que, por prejudicar o Avaí, a imprensa é alvinegra?

Como tu mesmo disseste, os "bebês chorões" aqui vivem reclamando também. Ou seja, na próxima vez que a RBS tratar bem vocês, coisa que vivem fazendo, e depois fazer uma merda, coisa que vivem fazendo, vocês não poderão reclamar, pois é coisa de "bebê chorão".

O que que tem uma coisa a ver com a outra caramba?

Os azulejos possuem uma mania megalomaniaca de perseguição, trata-se de uma conspiração intergalática contra o time do Guga, e isso já vem desde, no mínimo, do título "roubado" de 99.

Podem e devem reclamar da imprensa, mas não nos impeçam de reclamar também.

Essa história dos "problemas" que o Roberto Alves conhecia e blá blá blá, pra mim é mais uma balela pra ganhar audiência e polemizar. Nisso eles são craques, e o pior, sempre eles conseguem.

A, faça-me um favor!

Rafael VE disse...

Vocês não têm o menor direito de reclamar... No quê a RBS prejudicou vocês, no quê?

Em nada.

Lucas Eleutério da Silveira disse...

Eu não sou de reclamar, nunca reclamei. Mas já que estás pedindo, achei um exemplo hoje:

http://cantodofigueira.blogspot.com/2009/11/juntou-fome-com-vontade-de-comere-da.html