10.08.2010

Tá amadurecendo...




O ano já está chegando ao fim (acredite se quiser), e com ele os Brasileirões das séries A e B.

Ambos os campeonatos precisam de apenas mais 10 jogos para findarem-se, ocasião em que coroarão alguns poucos competentes felizardos, e condenarão outros poucos fracos desgraçados. Esta lógica simples e cruel apavora todo mundo.

A turma que briga no lamaçal das últimas posições está apavorada ante a real e cada vez mais próxima possibilidade de ser rebaixada. Tal castigo capital é capaz de deixar qualquer torcedor de cabelo em pé. “Tudo, menos voltar pra lá”, é o sentimento geral dos infelizes torcedores, que neste momento são dignos da nossa compaixão e solidariedade.

Na outra extremidade estão outros torcedores quase que igualmente apavorados, mas que possuem um motivo “mais nobre”, digamos assim. O motivo geral da apreensão dessa turma é saber que nada pode dar errado na reta final. Tudo está indo muito bem, e o foi até aqui. Mas sempre pode explodir um pneu ou fundir o motor. Nestes casos, a ansiedade não deixa os cabelos de pé, mas nos faz acabar com as unhas. Percebe-se que são sentimentos distintos observando estes sintomas diversos.

Pois bem. Os dois sentimentos evidenciam-se em Santa Catarina. No sul do Estado, o Criciúma está às vésperas de subir à Série B, assim como o Verdão do Oeste. No norte, o JEC é favorito ao retorno para a Série C. Na capital, o Figueira só precisa fazer o dever de casa e deve retornar à Série A. Quem está destoando é o Avaí. (In)felizmente, no Carianos o que está amadurecendo é um baita de um abacaxi. Côza horrorosa!

Nenhum comentário: