12.03.2010

A questão do público




Já vim aqui reclamar algumas vezes do pequeno público presente nos jogos da dupla da capital. Creio que os motivos variam desde o preço abusivo dos ingressos à proibição de cerveja nos estádios. Cheguei a escrever aqui que infelizmente os números de hoje não são bons como os de antigamente.

Esta semana, porém, um número pôs em cheque esta minha afirmação. Como mostrou o Meu Figueira, este ano o Figueirense teve a melhor média de público de um time catarinense na série B em todos os tempos. Melhor, inclusive, que a vitoriosa campanha de 2001, que contou então com uma média de 8.321 torcedores por jogo.

Vou ser obrigado a mudar as minhas análises. Porque será que a média de público é melhor hoje? As primeiras possíveis explicações que vêm à minha cabeça são: um campeonato de pontos corridos, que distribui melhor a importância dos jogos, sem que hajam grandes picos de importância, como num campeonato de mata-mata; e, quem diria, o preço dos ingressos talvez seja um dos culpados. Isso porque o preço proibitivo força o torcedor a se associar.

Bom, mas o que esses números provam mesmo é o tamanho da nossa força. Côsa linda!

Foto xupinhada do Meu Figueira
.

Nenhum comentário: