4.07.2010

Quer justiça?




Quando uma decisão jurídica é tomada temos abertura de precedentes para outras atitudes que sejam necessárias para ocorrências semelhantes às julgadas pela primeira. É assim principalmente no Reino Unido, por exemplo, em que não há uma Constituição escrita, mas também ocorre no Brasil - onde a punição a algumas transgressões acabam sendo baseadas naquelas aplicadas a outros infratores. Não tenho formação alguma em Direito, mas isso é o pouco que sei e no que me baseio para poder te escrever este texto.

Após o julgamento de ontem, o clima de indignação pelas bandas do Estreito poderia até lembrar que ali se abriga um Furacão, mas aquilo ali no final das contas não passa de uma brisa. Brisas pra ti, ô!

A praticamente absolvição de todos os envolvidos no Clássico de 2010 deu início à choradeira por "justiça" na torcida alviouronegroverderosada. Será que eles esqueceram do passado? Vamos voltar no tempo...

Pois bem, após o clássico do Créu, em 2008, os jogadores Asprilla e Bebeto foram julgados por suas atitudes - o primeiro por ameaçar a arbitragem e começar pancadaria, o segundo por provocar a torcida do Figueirense. Resultado do julgamento: 1 jogo de suspensão, tanto para o agitador e violento Asprilla quanto ao Bebeto, que fez o mesmo que Jeovânio no último clássico - ou mostrar o número é pior que bater no peito?

Em 2009, após conquistar mais um ano na série B, os incidentes no estádio do Tombense foram relatados em súmula por objetos jogados em campo na direção do árbitro - dentre eles rolos de papel higiênico molhados e cortados à metade, além de um rádio portátil e uma carteira vazia. Punição? Não houve.

Quer justiça? Pede para ti mesmo também, alviouronegroverderosado.

Admite que:

  • Jeovânio merecia punição, não só pelas provocações mas pela cotovelada também - o famoso precedente, né? Se alguém for CEGO, posso fazer um vídeo com ZOOM da cotovelada do Jeovânio no Caio, se for necessário - mas nem peçam, não vou perder meu tempo;
  • A arbitragem do Luis Orlando de Souza foi desastrosa;
  • O Figueirense merecia perder mandos de campo para a Série B 2010 e não perdeu.
Enfim, se algum torcedor rosado aparecer aqui dizendo que seria merecido o Figueirense receber todas as punições as quais citei aqui, então tudo bem. Aí admito: o Avaí mereceria também.

Não quero em momento algum expressar a opinião de que os fatos ocorridos no Clássico 2010 foram normais - mas somente deixar bem claro, o Figueirense abriu precedente para que a pizza virasse a tônica tanto do TJD quando do STJD. Que não venha reclamar agora.

Dizer que agora a Justiça tem que ser feita? Isso sim é risível. Queremos somente igualdade. Pode chorar à vontade, só servirá para disfarçar o fato de não ter time pra chegar...

O choro é livre!



Nenhum comentário: